14 de jun. de 2009

0800 Mãe Chama

P - Eu sou mãe de uma moça de 20 anos que acabou um relacionamento agora, entrou de férias na Faculdade e está deprimida pelo fim do relacionamento e por não saber como preencher seu tempo nas férias.

R - Nossa vida é movida a investimentos de todas as ordens, sejam estes materiais, intelectuais ou afetivos. O que nos interessa no momento são as afetivos. Ao iniciarmos um relacionamento com alguém, estamos investindo: sonhos, desejos, esperança de mudança em nosso dia a dia ou mesmo entre outras coisas, a tentativa de preencher um vazio interior por meio do outro e tudo isto vem carregado de ilusões e idealizações. Com o fim do relacionamento, tudo o que foi investido cai em um vazio e há um desinvestimento da relação e somos forçados a nos depararmos com um sentimento de gosto amargo chamado frustração. Nossa reação frente a frustração é a de fuga, ninguém gosta de sentir dor, porém quanto mais fugimos dela mais despreparados nos tornamos para enfrentá-la. Terminar um namoro, significa ter que elaborar um luto pela perda afetiva e entrar de férias e não ter nada parar preencher o vazio, pode representar ter que entrar em contato com a dor levando a um sentimento de tristeza e melancolia.
(por Isabel Christina Gonçalves - psicoterapeuta e consultora do texto teatral Filhos Não Vêm com Manual)

DICAS DE AVÓ:

Por que sua filha não procura o Centro de Voluntariado de São Paulo e se inscreve como voluntária? O voluntariado é pouco praticado aqui no Brasil. Lá no Centro de Voluntariado ela vai encontrar todo tipo de assunto como "idosos", "animais", "crianças", "morador de rua", "ecologia" e ela escolhe aquilo com o que se identificar mais. É só entrar no site e saber como. www.voluntariado.org.br

Outra dica (se ela gosta de caminhar e de natureza):
Praticar o ecoturismo que é um jeito mais "natural" de viajar e de espantar a tristeza. Nada como uma viagem para reciclar a gente nas férias. Existem várias agências com pacotes de ecoturismo. No Google (www.google.com.br) ela vai encontrar muitas Agências de Ecoturismo que promovem esse tipo de pacote.

Nenhum comentário: